Poliedros de Platão
               Os poliedros de Platão, são regulares, pois todas as faces tem o mesmo número de arestas, e de cada vértice sempre parte o mesmo número de arestas.
                São cinco os poliedros de Platão, veja a seguir:
   Tetraedro 
   Hexaedro                            
   Octaedro 
   Dodecaedro
   Icosaedro 
                                     Veja o mundo de Platão...
          Platão, afirmou que os 4 elementos fundamentais da Natureza eram, agregados de sólidos minúsculos,  que teriam, por seu lado, de ser perfeitos. Seguindo uma lógica, que ainda hoje não se compreende muito bem, exposta 350 a.C.,concluiu que o «Ar» era um octaedro, a «Terra», um cubo, o «Fogo», um tetraedro, e a «Água», um icosaedro porque «este sólido rebolava com grande facilidade», sólidos que ficaram conhecidos como poliedros de Platão e que, geometricamente, são caracterizados por, cada um deles, ser constituído por faces regulares de um só tipo. 
         Finalmente, para ele, o Universo era o dodecaedro. Notar que o tetraedro, o octaedro e o icosaedro, têm faces que são triângulos equiláteros, que no cubo as faces são quadrados, e que no dodecaedro as faces são pentágonos regulares. Se unirmos os centros das faces de cada um destes poliedros, obtemos, no seu interior, outros sólido, dito o seu «dual». Verifica-se que o dual do tetraedro é outro  tetraedro, invertido, que o dual do cubo é o octaedro, e vice versa, e que o dual do dodecaedro é o icosaedro, e vice versa.
         Se quiser saber mais acesse:
Visite-nos, e fique por dentro da matemática.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário